quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Algumas atividades do 1º B - PROJETO DIRETOR DE TURMA

Método Hipotético Dedutivo Biologia

MÉTODO HIPOTÉTICO DEDUTIVO

O Método hipotético-dedutivo consiste na construção de conjecturas (hipóteses) que devem ser submetidas a testes, os mais diversos possíveis, à crítica intersubjetiva, ao controle mútuo pela discussão crítica, à publicidade (sujeitando o assunto a novas críticas) e ao confronto com os fatos, para verificar quais são as hipóteses que persistem como válidas resistindo as tentativas de falseamento, sem o que seriam refutadas. É um método de tentativas e eliminação de erros, que não leva à certeza, pois o conhecimento absolutamente certo e demonstrável não é alcançado.

Conforme já discutido o método hipotético-dedutivo consiste na construção de conjecturas (hipóteses) a partir de um fato de interesse, delas inferir as conseqüências e testar tais conseqüências, por meio da experimentação. As hipóteses são submetidas a testes dos mais diversos, não só pelo próprio investigador, como por outros, quando é dada publicidade aos resultados. Pode considerar-se que a metodologia usada na investigação consiste em uma arma de caça à problemas e eliminação de erros.

Sempre que for pertinente, a quantificação dos dados na fase experimental esta deve ser realizada. Contudo, este procedimento metodológico deve ser muito bem planejado e avaliado quanto ao significado das informações que poderá produzir. Em vista das múltiplas facetas dos fenômenos biológicos e às suas complexas interações, muitas vezes, especialmente no caso da pesquisa básica, os métodos quantitativos com significado cognitivo podem ser de difícil ou inútil aplicação. No entanto, em alguns casos, como na sistemática ou em certas questões ecológicas, podem ser indispensáveis. Geralmente na pesquisa aplicada, quando é investigado o efeito da aplicação prática do conhecimento gerado pela pesquisa básica, a quantificação é essencial

.



sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Algarismos Significativos

Na medida de um comprimento podemos obter a série de números abaixo:
4 m
4,5 m
4,56 m
4,567 m
4,5678 m
Qual a diferença entre esses números? A diferença está na precisão da medida, que se encontra na última algarismo de cada número. Essa precisão depende da escala do equipamento com o qual a medida é realizada. Essa “falta” de precisão na última casa do número leva a definição de uma incerteza para a medida, também chamado de erro. Esse valor vai indicar o quanto o valor medido pode ser diferente do valor “real”. A incerteza na medida é dada pela metade da menor divisão da escala do aparelho em que a grandeza está sendo avaliada. A resposta final deve conter apenas um algarismo duvidoso. O número de algarismos significativos é da dado pela soma dos algarismos certos mais o algarismo duvidoso. Por exemplo, o algarismo duvidoso é sempre o último número a direita:
1230 {3 significativos} 2,33 {3 significativos} 1227,67 {6 significativos}
1,0000 {5 significativos}
0,023 {2 significativos} 0,122 {3 significativos}
A maneira de se representar um número e a sua incerteza é a seguinte:
(1230 ± 5) mm (2,33 ± 0,03) m (1227,67 ± 0,02) l
(1,0000 ± 0,0002) Kg
(0,023 ± 0,001) g (0,122 ± 0,008) Kg
Repare que não podemos escrever da seguinte maneira:
(1,2 ± 0,02)
(1,0000 ± 0,02)
(1 ± 0,02)
(1,0000 ± 0,02)
A casa decimal do erro é a casa decimal do último algarismo siginificativo. Por exemplo, no último número escrito acima, estariamos dizendo que o erro está no último zero do valor 1,0000 e mas o valor da incerteza nos diz que o erro está no segundo zero do valor 1,0000. Qual seria a informação correta? Não dá para saber.
1
Arredondamento
Frequentemente ocorre que números devem ser arredondados. E para isso é preciso seguir algumas regras, onde o último significativo indica o algarismo duvidoso:
- algarismo à direita menor ou igual a 4 => o último significativo não se altera.
Por exemplo: 2,43 => 2,4
- algarismo à direita maior ou igual a 6 => ao último significativo soma-se 1.
Por exemplo: 2,47 => 2,5
- algarismos à direita entre 51 e 59 => ao último significativo soma-se 1.
Por exemplo: 2,453 => 2,5
- algarismo a direita 50 ou 5 => por convenção, se o último significativo for par não altera, se for impar, soma-se 1.
Por exemplo: 2,450 => 2,4
2,550 => 2,6
REPARE:
Você fez uma medida num valor de 13 cm. Ao escrever o número desse maneira você está dizendo que o número 3 é o algarismo duvidoso. Caso você queira expressar essa medida em metros, kilometros ou milimetros, como escrever deixando sempre claro que o 3 é o algarismo duvidoso? A resposta para essa pergunta é o uso de potências de 10. Veja:
13 cm = 13 x 10-2 m = 0,13 m
13 cm = 13 x 10 mm, seria errado escrever 13 cm = 130 mm, pois aqui você diz que o 3 é certo e o duvidoso é o zero.
13 cm = 13 x 10-5 km = 0,00013 km, nesse caso está correto escrever assim pois os zeros a esquerda não são significativos.
EXATIDÃO
Exatidão é o grau de concordância entre o resultado experimental e o valor esperado da grandeza medida. Sua medida será exata, se, dentro da faixa definida pela incerteza experimental, há concordância com o valor esperado. Por exemplo:
- valor esperado: g = 9,78622 m/s2
- valor medido: g = (9,75±0,05) m/s2
O valor medido é exato apesar de não ser muito preciso.
Obeservação: Número que aparecem em fórmulas tem número infinito significativos.
Exemplo: Ec = (1/2) mv2, o valor 1/2 é um valor teórico.
Operações com dados experimentais
Para realizar operações com dados experimentais é preciso tomar alguns cuidados e ser crítico ao valor que aparece na sua calculadora.
- Soma e Subtração:
2
23,54508
0,43 +
23,97***
Regra: O resultado deve ter o mesmo número de casas decimais que a parcela com menor quantidade de casa decimais.
- Multiplicação e Divisão:
0,321 (3 significativos)
x1,1 (2 significativos)
321
321+
0,3531 resposta final é dada por : 0,35 (2 significativos)
23,54 (4 significativos)
x1,3 (2 significativos)
7062
2354+
30,602 resposta final é dada por : 31 (2 significativos)
no máximo, podemos escrever : 30,6.
Regra: O resultado tem, no máximo, um algarismo significativo a mais do que o número que tem menos algarismos significativos.
Obervação: Cálculo do inverso: d = 20,15 cm (4 significativos)
x = 1/d = 0,04963 cm-1 (4 significativos), poderiamos escrever no máximo x = 0,049628, mas não poderiamos escrever:
x = 0,049627791 ou 0,0496.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

SI - Sistema Internacional de Medidas

Atualmente as unidades de medidas utilizadas e padronizadas pelo sistema internacional de medidas são: Quilômetro (km), Hectômetro (hm), Decâmetro (dam), metro (m), Decímetro (dm), Centímetro (cm) e Milímetro (mm). Das unidades citadas utilizamos como referencial o metro.

Ao longo da história da humanidade as unidades de medida eram criadas e adaptadas de acordo com a necessidade dos povos. Muitas dessas medidas eram realizadas baseadas em partes do corpo. Por exemplo, o cúbito era uma unidade utilizada pelos egípcios há, aproximadamente, 4.000 anos. Ela consistia na distância do cotovelo até a ponta do dedo médio do faraó.

O palmo também era muito utilizado pelos povos egípcios, essa medida consistia na utilização de quatro dedos juntos e correspondia à sétima parte do cúbito. Hoje o palmo ainda é utilizado em medições caseiras, é medido pela distância em linha reta do polegar ao dedo minguinho.





Algumas unidades ainda são utilizadas por determinados países até os dias atuais. A Inglaterra e os Estados Unidos utilizam a jarda como medida de comprimento. Essa medida consiste na distância entre o nariz e a ponta do polegar, com o braço esticado. Nos jogos de futebol, a jarda é utilizada nos momentos em que o juiz precisa marcar a distância entre a bola e a barreira, para isso ele faz a medição contando passos, que é a medida aproximada de 1 jarda. No futebol americano as distâncias percorridas pelos atletas são registradas em jardas, que medem aproximadamente 0,91 metros.


Enquanto o Brasil utiliza como medida de comprimento padrão o metro, os Estados Unidos utiliza a milha. Temos que 1 milha corresponde a, aproximadamente, 1,609 metros. A polegada é uma unidade de comprimento utilizada no Brasil em casos isolados, mas é muito usada em países como a Inglaterra, e sua medição possui uma relação com o centímetro, de forma que 1 polegada corresponde a 2,54 centímetros.
Na aviação verificamos uma unidade usada na determinação de altura, o . Quando um avião precisa informar a sua altura ele utiliza essa unidade comunicando aos passageiros e informando a torre de comando a sua altitude correta. Por exemplo, um avião que se encontra a 10.000 pés de altitude está a 304.800 cm, que corresponde a 3048 metros. Dizemos que 1 pé corresponde a 30,48 centímetros.

Sistema Internacional de Unidades - SI


BREVE HISTÓRIA

A necessidade de medir é muito antiga e remonta à origem das civilizações. Por longo tempo cada país, cada região, teve seu próprio sistema de medidas. Essas unidades de medidas, entretanto, eram geralmente arbitrárias e imprecisas, como por exemplo, aquelas baseadas no corpo humano: palmo, pé, polegada, braça, côvado
Isso criava muitos problemas para o comércio, porque as pessoas de uma região não estavam familiarizadas com o sistema de medir das outras regiões, e também porque os padrões adotados eram, muitas vezes, subjetivos. As quantidades eram expressas em unidades de medir pouco confiáveis, diferentes umas das outras e que não tinham correspondência entre si.
A necessidade de converter uma medida em outra era tão importante quanto a necessidade de converter uma moeda em outra. Na verdade, em muitos países, inclusive no Brasil dos tempos do Império, a instituição que cuidava da moeda também cuidava do sistema de medidas.

O Sistema Métrico Decimal

Em 1789, numa tentativa de resolver esse problema, o Governo Republicano Francês pediu à Academia de Ciência da França que criasse um sistema de medidas baseado numa "constante natural", ou seja, não arbitrária. Assim foi criado o Sistema Métrico Decimal, constituído inicialmente de três unidades básicas: o metro, que deu nome ao sistema, o litro e o quilograma. (posteriormente, esse sistema seria substituído pelo Sistema Internacional de Unidades - SI)

M E T R O


Dentro do Sistema Métrico Decimal, a unidade de medir a grandeza comprimento foi denominada metro e definida como "a décima milionésima parte da quarta parte do meridiano terrestre" (dividiu-se o comprimento do meridiano por 40.000.000). Para materializar o metro, construiu-se uma barra de platina de secção retangular, com 25,3mm de espessura e com 1m de comprimento de lado a lado.

Essa medida materializada, datada de 1799, conhecida como o "metro do arquivo" não é mais utilizada como padrão internacional desde a nova definição do metro feita em 1983 pela 17ª Conferência Geral de Pesos e Medidas

L I T R O

A unidade de medir a grandeza volume, no Sistema Métrico Decimal, foi chamada de litro e definida como "o volume de um decímetro cúbico".
O litro permanece como uma das unidades em uso com o SI, entretanto recomenda-se a utilização da nova unidade de volume definida como o metro cúbico.

Q U I L O G R A M A

Definido para medir a grandeza massa, o quilograma passou a ser a "massa de um decímetro cúbico de água na temperatura de maior massa específica, ou seja, a 4,44ºC". Para materializá-lo foi construído um cilindro de platina iridiada, com diâmetro e altura iguais a 39 milímetros.

Muitos países adotaram o sistema métrico, inclusive o Brasil, aderindo à Convenção do Metro. Entretanto, apesar das qualidades inegáveis do Sistema Métrico Decimal - simplicidade, coerência e harmonia - não foi possível torná-lo universal. Além disso, o desenvolvimento científico e tecnológico passou a exigir medições cada vez mais precisas e diversificadas. Em 1960, o Sistema Métrico Decimal foi substituído pelo Sistema Internacional de Unidades - SI mais complexo e sofisticado que o anterior.

consulte: adoção do sistema métrico decimal
Veja artigo "Um quilo de problemas"
Veja artigo "O quilo não pesa um quilo"

Fotos comentadas:




O Sistema Internacional de Unidades - SI

O Sistema Internacional de Unidades - SI foi sancionado em 1960 pela Conferência Geral de Pesos e Medidas e constitui a expressão moderna e atualizada do antigo Sistema Métrico Decimal, ampliado de modo a abranger os diversos tipos de grandezas físicas, compreendendo não somente as medições que ordinariamente interessam ao comércio e à indústria (domínio da metrologia legal), mas estendendo-se completamente a tudo o que diz respeito à ciência da medição.

O Brasil adotou o Sistema Internacional de Unidades - SI em 1962. A Resolução nº 12 de 1988 do Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade